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SERIE ENCONTRO COM ACERVOS

Palestra: Do Museu Paulista à Cidade de São Paulo: a presença bandeirante na capital paulista. Palestrante: Thaís Waldman Doutora em Antropologia Social pela USP, Thaís Waldman obteve título de mestre pela mesma instituição, com pesquisa premiada pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), que deu origem ao livro “Moderno Bandeirante: Paulo Prado entre espaços e tradições” (Alameda/FAPESP). Atualmente é pós-doutoranda pelo Museu Paulista. Data; 25 de fevereiro Horário: 14h às 16h Local:Avenida Nazaré, 268 Esta palestra tem como objetivo acompanhar, na cidade de São Paulo, o percursos de um personagem que condensa e articula diferentes embates, temporalidades e sentidos:o bandeirante. De encarnação da glória de São Paulo até a década de 1960, ele foi convertido mais recentemente em inimigo público por movimentos de contestação política de diversos tipos. Símbolo construído como criador e criatura de uma metrópole que ora o eleva e ora o derruba (ou as duas ações ao mesmo tempo), o bandeirante não tem seu significado dado de antemão. Para além de figura histórica do período colonial brasileiro, trata-se de uma invenção de grupos sociais de uma cidade que a própria dimensão simbólica do personagem ajuda a produzir, numa operação na qual diferentes agentes sobrepõem, cruzam, destroem e reinventam falas, atitudes e miradas, muitas vezes contraditórias. Atentos às reelaborações locais e às tantas historicidades nele impregnadas, seguiremos algumas figurações desse personagem.

Workshop sobre Ensino de Eletrônica Analógica - Palestra Prof. Fernando

Os sinais elétricos existentes na natureza são analógicos ! A caracterização desses sinais é uma das potencialidades da eletrônica analógica que adicionada a procedimentos de condicionamento de sinais e da eletrônica digital têm produzido uma infinidade de tecnologias que revolucionam a vida humana. A formação de engenheiros eletrônicos requer um sólido conhecimento sobre dispositivos condutores e semicondutores. A microeletrônica produz avanços em escala exponencial e a sua presença nas grades curriculares de graduação precisa ser debatida. Novas tecnologias educacionais tem sido desenvolvidas, em especial os softwares de simulação de circuitos analógicos e digitais, e passaram a ter grande relevância na formação educacional. O que abordar na formação teórica e prática dos nossos engenheiros, quais ferramentas que eles devem dominar e quais tecnologias de ensino a serem utilizadas são alguns dos desafios que precisam ser discutidos no mundo acadêmico visando uma formação de engenharia em sintonia com as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho atual e de um futuro próximo. O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo organizou em 21/2/17 o “Workshop sobre Ensino de Eletrônica Analógica” no anfiteatro “Prof. Armando Toshio Natsume”. Depoimentos de docentes da conceituada Escola Polítécnica – USP e do nosso Departamento , como também de importantes empresas de instrumentação de testes e medição e de simulação de circuitos e projeto de PCB, e de outras conceituadas instituições de ensino médio e superior, permitiram um rico debate sobre o tema.